Usar: Utilizar a água da forma mais consciente possível; busca pelo desperdício zero; prioridade em ações de melhoria de consumo.
Controlar: Tratamento terciário de efluente – etapa física, biológica e química.
Tratar: Medições e indicadores eficientes; conhecimento de 100% do consumo pessoal e industrial; tratamento com eficácia das oportunidades de melhoria.
Devolver: Devolução da água para o rio em condição superior que a captada e sempre acima do ponto da captação.
Usar: Uso consciente da energia; busca por processos mais eficientes e viáveis energeticamente.
Controlar: Medições e indicadores eficientes; conhecimento de 100% do consumo pessoal e industrial; tratamento com eficácia das oportunidades de melhoria.
Fontes: Maioria dos processos é dependente de fontes renováveis de energia 7,5 kWh para cada quilo de café.
Devolver: Reflorestamento de 30mil m²; certificado da compensação de fontes renováveis.
Embalagens: Uso racional das embalagens no processo produtivo; busca pelo desperdício zero e reaproveitamento; busca por processos mais eficientes que reduzam a utilização de embalagens.
Resíduo do processo produtivo
O lodo da estação de tratamento de efluentes é nosso maior resíduo sólido oriundo do processo produtivo – ele é tratado internamente e 100% doado para uma usina de compostagem do município de Viana (ES), onde é transformando em adubo orgânico para produtores.
Reciclagem: Preparo e destinação dos resíduos sólidos – ferro, papel, plástico, papelão e outros – para empresas de reciclagem credenciadas; coleta seletiva em todo o parque industrial; 100% das embalagens de perda dos processos são recicladas; Selo do “Eureciclo” nos produtos Cafuso; doação de paletes para instituições sociais; na cozinha industrial há processos de redução de geração do lixo orgânico.
Gestão e Controle: Armazenamento adequado dos resíduos sólidos, de forma que ele permaneça em condições perfeitas para reciclagem e sem gerar nenhum impacto ao meio ambiente, desde sua geração até o destino final do material; gestão de documentação legal e inventários, assim como indicadores do setor de resíduos, medindo a eficiência da gestão, da geração e da reciclagem; controle e atualização constante das licenças ambientas, tanto nossas, quanto dos fornecedores de destinação de resíduo.